EEB PROFª GENI COMEL
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PROJETO DO MEIO AMBIENTE
Séries: 3º ano, 4º ano e 5º ano.
Professores:
·
Cleunice Machado
da Silva
·
Dirce Maldaner
·
Katchucia Soares
Napp Carvalho
·
Maria de
Lourdes Kirschner
·
Sinara Cavalheiro
de Carvalho
Coordenadora: Marli
T. A. Pasini
Chapecó, outubro
de 2012
OBJETIVO GERAL
O principal objetivo deste projeto é
conscientizar os alunos sobre a importância das atitudes do homem para o futuro
do planeta bem como, estimular a mudança prática e a
formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais,
favorecendo a reflexão da nossa responsabilidade sobre o planeta como um todo,
auxiliando assim a sociedade a ter um ambiente sustentável, garantindo a vida
saudável em nosso ecossistema.
Sobre o tema....
Cuidados
com o meio
ambiente
Todos os dias percebemos que as questões ambientais estão
cada vez mais presentes na sociedade, com as notícias de tantas catástrofes
ambientais que vem ocorrendo em todos os lugares do mundo. Nossa sociedade é
responsável por esses acontecimentos, uma vez que vivemos sob a perspectiva de
estímulo ao acúmulo de lixo. É necessário
que a escola faça a ligação entre os conteúdos programados
e o meio ambiente, pois está
a todo o momento no
cotidiano do aluno.
No site http://vivoverde.com.br/o-que-meio-ambiente/ encontramos definições importantes
para o meio ambiente. Quando perguntamos ou somos surpreendidos com a pergunta
o que é meio ambiente, o que nos vem a mente é tudo o que nos rodeia, os seres
vivos, as plantas, etc. Porém através de leituras compreendemos que vai muito
além disso.
De
acordo com o site,
A literatura
técnica e a própria legislação brasileira através de suas leis e resoluções de
órgãos como o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) tem definições mais
amplas para este conceito. Meio ambiente é o conjunto de relações entre os
meios físico, biológico e antrópico. Podemos dizer que meio ambiente é como a
confiança ou o casamento. A confiança é uma relação de integridade entre 2
pessoas. E o casamento também. É intangível, não dá pra gente tocar e pegar.
Assim, entendemos que meio ambiente não é
apenas o que podemos tocar. Meio ambiente são todas as relações, ou seja, as
consequências de todas as relações entre os meios que são produzidas pelo homem
e que podem impactar sua própria espécie. Para dar sentido ao conceito de meio
ambiente é necessário sempre incluir o homem como centro do processo de
motivação, pois se o homem não existisse não teria sentido preservar o meio
ambiente.
Os cuidados com o meio ambiente devem
estar presentes em todas as nossas ações: lavar as mãos, tomar banho, tomar
água, lavar louça, roupa, não desmatar, não fazer queimadas, consumir
conscientes e várias outras ações.
Não é difícil perceber isso, basta observar as ruas da nossa
cidade, os rios, terrenos baldios, enfim lugares inapropriados para o acúmulo
do lixo. Podemos denominar nossa sociedade como produtora de seu próprio fim,
pois essa situação se agrava cada vez mais e as muitas “iniciativas” vazias de
ações permanecem sem resultado algum. Podemos constatar isso ao observar as
embalagens de produtos, cada vez mais lindas, mas que na maioria não são
recicláveis, ou seja, ajudando para que esse desequilíbrio aumente cada vez
mais.
Sabemos que hoje o meio ambiente é um
assunto muito debatido em todos os meios de comunicação da sociedade, sendo
assim, é de suma importância que no espaço escolar isso também ocorra. O
processo educativo para a conscientização inicia em trabalhar a educação da
inteligência, da consciência e do amor a si e ao próximo.
Para dar mais subsídios a nossa pesquisa
buscamos ainda em Quadros (2007), um pouco do histórico dessa luta em favor dos
cuidados com o meio ambiente. Iniciou-se essa problemática no final dos anos
60, onde começaram a surgir as primeiras discussões sobre o futuro da
humanidade. Porém, esse debate começa a ter uma importância maior nos anos 70,
quando surgem as primeiras manifestações de entidades civis organizadas e ONGs
ecologistas. Essa preocupação iniciou com o grande avanço tecnológico quando o
homem começou a passar dos limites do uso de recursos naturais.
Para conseguir iniciar a tão falada mudança no
comportamento dos alunos com relação ao meio ambiente é necessário ter vontade
e iniciativa partindo do individual. De acordo com Quadros (apud REIGOTA, 2003,
p. 10):
Reconhecer-se a si mesmo, como sujeito da história pode ser
mais complicado e penoso do que tentar reconhecer o outro sob o mesmo aspecto.
Reconhecer o outro não significa necessariamente apreciá-lo, mas respeitar sua
história e individualidade.
Podemos tomar essa ideia de Quadros muito presente na escola,
pois é a partir do conhecimento de si que teremos a oportunidade de ouvir e
conhecer o outro aceitando suas ideias. A autora quando afirma que “a dualidade
entre diferentes e opostos vai muito além do simples direito de exposição de
ideias, opiniões, representações e conhecimento. Passa pela existência de cada
um, lançada no espaço social da história”. Com isso percebemos o quanto é
necessário conhecer a realidade de cada aluno, para contribuir para sua
formação, pois não adiantará o docente fazer um planejamento maravilhoso sobre
o tema meio ambiente, se este não tiver nenhuma afinidade com a realidade da
turma e não partir daquilo que os alunos já conhecem.
Durante a realização do projeto
pretendemos auxiliar nesse processo, mostrando aos alunos esses valores,
lembrando sempre que não é possível esperar que a situação ambiental piore, é
necessário agir e entender a necessidade de proteger o que está indefeso. Acima
de tudo o espaço escolar deve levar o aluno para a vivência com
responsabilidade e ética, a partir disso eles começaram a ser capazes de
transformar.
JUSTIFICATIVA
Partindo do pressuposto que a
educação ambiental é um processo longo e contínuo, primeiramente necessitamos
mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e
vir de dentro para que ela possa ocorrer.
O nosso projeto sobre o Meio Ambiente, tem por princípio
básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se
construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para
ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que o cuidemos, não
poluindo e criando formas de efetivar
ações e atitudes, de respeito e preservação do meio ambiente.
Devemos desenvolver nos alunos a certeza de que todos
fazem parte do planeta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua
preservação e cuidado. Devemos chamar à atenção dos alunos a questão do consumo
e da produção exagerada de materiais e resíduos que geram uma grande quantidade
de lixo que poluem o planeta.
Quando uma criança aprende e entende
sobre a importância de preservar e cuidar do meio, em que vive, ela com certeza
será um cidadão responsável e comprometido com a sociedade da qual faz parte,
sendo capaz de estabelecer relações, interagindo e transformando o ambiente no
qual está inserido.
O mesmo faz-se necessário para
colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início a grandes
transformações, que devem ser assumidas por todos neste século XXI.
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