RUA: JUSCELINO K. DE OLIVEIRA, 727 E
BAIRRO BELA VISTA
FONE/FAX (49) 3324 0776
PROJETO TOSCO
PLANO DE AÇÃO
SETEMBRO DE 2012
Tosco em
Ação: prevenindo a violência na EEB PROFESSORA GENI COMEL - 2012
Tosco em Ação: prevenindo
violência na EE...
Escola
Estadual de Educação Básica professora
Geni Comel Rua Juscelino Kubitischek de
Oliveira No – Bairro bela Vista fone: (49) 33240776 cidade Chapecó S/C
Plano de Ação
2012
PLANO DE AÇÃO
O Plano
de Ação de um projeto é um documento estruturado que especifica ações,
atividades, tarefas e recursos, logicamente encadeados no tempo e no espaço,
tendo em vista maximizar a eficiência na realização dos objetivos do projeto e
deve responder a, pelo menos, oito perguntas. São elas:
• O que será realizado?
• Onde e quando será realizado?
• Por que será realizado?
• Como será realizado?
• Que ações, atividades e tarefas serão realizadas?
• Quanto tempo será necessário para cada ação,
atividade ou tarefa?
• Quais recursos e procedimentos serão empregados?
• Quem serão os responsáveis por sua execução?
• Como serão feitos o acompanhamento e a avaliação do
projeto?
• Que indicadores de desempenho serão utilizados?
• Como se dará o envolvimento dos pais e comunidade
no projeto?
• Quais estratégias de divulgação serão utilizadas?
I
1.DENTIFICAÇÃO
Nome
da Escola
EEB
PROFESSORA GENI COMEL
Endereço
Rua Juscelino Kubitischek de Oliveira Bairro bela Vista
Cidade Chapecó CEP - 898004 -
210
Telefone
(49 ) 33240776
Diretor
(a) Salete Stella celular 99210921
Diretor(a)
Adjunto(a) Rosane
Vasconcellos celular 99448351
Anos
e número de alunos envolvidos no Projeto
ENSINO
FUNDAMENTAL: 174 alunos de 7ª e 8ª séries envolvidos com o projeto
QUANTIDADE -
Componentes Curriculares/Disciplinas envolvidas
Lingua
Portuguesa, ciências e história
Coordenador
geral do projeto: Sirlei Borges Chagas
celular: 88577788
Equipe
de Trabalho
Nome:
Professores: Eladio Jamir Disner , Vânia Pieta, Ivanilde Carniel, Marli Bulegon
2. JUSTIFICATIVA
O
porquê ou razão de ser do Plano de Trabalho (deve conter um diagnóstico da
situação inicial, também denominado de “linha de base,” e o que se pretende
modificar com sua aplicação).
Em nossa escola
recebemos alunos de diferentes classes
sociais e cultura, sendo que alguns deles estão com a faixa etária acima da
série em curso. Com toda essa diversidade, percebe-se vários casos de
violência verbal e física entre os
alunos. Além disso, alunos que fazem uso
de alguns tipos de drogas lícitas. Portanto
com a aplicação do projeto tosco, procura-se saber quais os tipos de
indisciplina mais frequentes, quando ocorrem e o motivo que leva os mesmos a
agirem dessa forma e possíveis soluções
ou algo que amenize o problema escolar. Bem como proporcionar possíveis diversão e lazer sem
necessidade do consumo de estimulantes.
3 - OBJETIVO
GERAL (ESCOPO)
Expressa a “extensão” ou “amplitude” do plano (em
termos do que se pretende realizar e alcançar), estabelece o seu “raio de ação”
ou “cobertura”, definindo, portanto, seus “limites”. O “escopo” é, em síntese,
a alma do plano, porque expressa sua essência e identidade.
Levar
o educando a criar perspectivas para o futuro dando sentido a vida,
independente do contexto em que está inserido.
4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos específicos expressam o para quê? será
aplicado o Plano
* Melhorar a relação entre os
educandos;
* Conscientizar-se a respeito do que
é ser cidadão- direitos e deveres de cada um;
* Tornar a escola um ambiente
agradável de aprendizagem e que a leitura seja uma das ferramentas fundamentais
para que o ajude na construção do ser.
5 – METAS – RESULTADOS ESPERADOS
As metas são resultados a
serem alcançados, em um tempo determinado, pelo Plano de Ação. Envolvem
quantidade e prazo Ex: Reduzir em 90% o número de agressões praticadas na
escola, no primeiro semestre letivo de 2012.
Reduzir as agressões praticadas entre os alunos na escola no segundo semestre de 2012,
bem como a indisciplinas escolar.
6 - CRONOGRAMA DE AÇÃO
O
Cronograma de Ação é a “linha de tempo do Projeto”. Deve conter todo o
detalhamento de início e fim das atividades e tarefas, atribuição de
responsáveis, período de execução, etc.
AÇÃO: REPASSE DAS INFORMAÇÕES SOBRE
O REFERIDO PROJETO;
ATIVIDADES: FORMAÇÃO DA EQUIPE DE
APLICAÇÃO DO PROJETO TOSCO;
RESPONSÁVEIS: COORDENADOR E PROFESSORES; PERÍODO DE EXECUÇÃO:
19/09/2012 ;
RECURSOS; ORALIDADE E TODO O MATERIAL DE DIVULGÇÃOD O PROJETO.
RESPONSÁVEIS: COORDENADOR E PROFESSORES; PERÍODO DE EXECUÇÃO:
19/09/20
7
- PROCEDIMENTOS DE A COMPANHAMENTO
E
AVALIAÇÃO
Este componente do Plano apresenta os procedimentos
necessários para acompanhamento e avaliação sistemática do projeto e dos
resultados alcançados. Permite também avaliar em que medida os resultados
esperados estão sendo alcançados e devem responder as seguintes questões:
• De que maneira será verificado se o Plano está
sendo executado conforme planejado?
• Quais observações serão feitas para avaliar seus
resultados?
• Como
serão obtidos os dados sobre o andamento e os resultados do Plano? Quais
indicadores de resultados serão usados?
• Que
medidas preventivas serão adotadas para assegurar o sucesso do projeto? Deve
existir uma relação estreita entre os Procedimentos de ACOMPANHAMENTO E
AVALIAÇÃO e o ESCOPO DO PLANO, uma vez que o escopo, ao estabelecer os
objetivos e resultados esperados com a realização do projeto, serve de base para
definir os indicadores de resultados, os instrumentos de coleta de dados e
outros procedimentos de avaliação.
7.1 PLANILHA DE PROCEDIMENTOS DE MONITORAMENTO
Ações de Monitoramento:
- Entrega dos livros -
20/09/2012 – com coordenadores e professores e um excelente resultado;
- Leitura; 20 a 30 de setembro - com coordenadores e professores e
um excelente resultado;
- Vídeos relacionados ao tema – 01 e 02 de outubro - com
coordenadores e professores e um excelente resultado;
- Realização do projeto – 20/09 a 23/11 - com coordenadores e
professores e um excelente resultado;
7.2 PLANILHA DE PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E
EFETIVIDADE
Para uma satisfatória avaliação do Projeto é
importante definir os Indicadores que serão utilizados. O indicador é uma
variável numérica , que é capaz de sintetizar e/ou representar o que se
pretende avaliar.
É recomendável a escolha de 3 a 5 indicadores que,
pela sua importância, capacidade de síntese da situação e facilidade de
obtenção, favoreçam a realização e o sucesso da avaliação.
Indicador Forma de Obtenção/
- Estaremos observando a relação dos alunos antes depois do projeto nos registros de
ocorrências na escola sob a responsabilidade da coordenação e professores;
- Pesquisar o gosto pela leitura antes e depois do projeto através
de pesquisas com alunos no dia a dia escolar.
- Observar o uso e o culto, por parte dos alunos envolvidos com o
projeto, em relação as drogas lícitas.
8. ANEXOS
Material informativo que enriquece e complementa o
Plano de Ação e auxilia na comprovação de sua execução. Entre os anexos estão,
por exemplo, as fotos, vídeos, produções artísticas, textos, dentre outros.
As produções estão sendo iniciadas agora e ainda temos poucos registros.
Cidade
chapecó, 20/ 09/2012
Sirlei Chagas Coordenador (a) Geral
do Projeto
Datar e
assinar
RECURSOS; ORALIDADE E TODO O MATERIAL DE DIVULGÇÃOD O PROJETO.
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