31/10/2012

Projeto Tosco

Estamos desenvolvendo vários projetos durante o ano de 2012. Um deles é o Projeto Tosco cuja o tema é a violência nas escolas. O livro tosco foi trabalhado em todas as turmas, porém o projeto foi desenvolvidos com turmas de sete e oitava séries.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA GENI COMEL

RUA: JUSCELINO K. DE OLIVEIRA, 727 E

BAIRRO BELA VISTA

FONE/FAX (49) 3324 0776 

 

 

 

 

 

 

PROJETO TOSCO

PLANO DE AÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SETEMBRO DE 2012

 

 

Tosco em Ação: prevenindo a violência na EEB PROFESSORA GENI COMEL -  2012

Tosco em Ação: prevenindo violência na EE...

Escola Estadual  de Educação Básica professora Geni Comel  Rua Juscelino Kubitischek de Oliveira  No – Bairro bela Vista  fone: (49) 33240776 cidade Chapecó S/C

 

 

 

Plano de Ação

2012

 

 

 

 

 

 

 

PLANO DE AÇÃO

O Plano de Ação de um projeto é um documento estruturado que especifica ações, atividades, tarefas e recursos, logicamente encadeados no tempo e no espaço, tendo em vista maximizar a eficiência na realização dos objetivos do projeto e deve responder a, pelo menos, oito perguntas. São elas:

• O que será realizado?

• Onde e quando será realizado?

• Por que será realizado?

• Como será realizado?

• Que ações, atividades e tarefas serão realizadas?

• Quanto tempo será necessário para cada ação, atividade ou tarefa?

• Quais recursos e procedimentos serão empregados?

• Quem serão os responsáveis por sua execução?

• Como serão feitos o acompanhamento e a avaliação do projeto?

• Que indicadores de desempenho serão utilizados?

• Como se dará o envolvimento dos pais e comunidade no projeto?

• Quais estratégias de divulgação serão utilizadas?

 

I

1.DENTIFICAÇÃO

Nome da Escola

EEB PROFESSORA GENI COMEL

 

Endereço

Rua Juscelino Kubitischek de Oliveira   Bairro bela Vista 

Cidade  Chapecó      CEP -  898004 - 210

Telefone (49 ) 33240776

Diretor (a) Salete Stella                                              celular 99210921

Diretor(a) Adjunto(a) Rosane  Vasconcellos     celular 99448351

Anos e número de alunos envolvidos no Projeto

ENSINO FUNDAMENTAL:  174 alunos  de 7ª e 8ª séries  envolvidos com o projeto

 

QUANTIDADE   -       Componentes Curriculares/Disciplinas envolvidas

Lingua Portuguesa, ciências e história

 

Coordenador geral do projeto: Sirlei Borges Chagas  celular: 88577788

 

Equipe de Trabalho

Nome: Professores: Eladio Jamir Disner , Vânia Pieta, Ivanilde Carniel, Marli Bulegon

 

 

 

 

 

2. JUSTIFICATIVA

 

O porquê ou razão de ser do Plano de Trabalho (deve conter um diagnóstico da situação inicial, também denominado de “linha de base,” e o que se pretende modificar com sua aplicação).

            Em nossa escola recebemos alunos  de diferentes classes sociais e cultura, sendo que alguns deles estão com a faixa etária acima da série em curso. Com toda essa diversidade, percebe-se vários casos de violência  verbal e física entre os alunos. Além disso, alunos que fazem  uso de alguns tipos de drogas lícitas. Portanto  com a aplicação do projeto tosco, procura-se saber quais os tipos de indisciplina mais frequentes, quando ocorrem e o motivo que leva os mesmos a agirem dessa forma e possíveis soluções  ou algo que amenize o problema escolar. Bem como  proporcionar possíveis diversão e lazer sem necessidade do consumo de estimulantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

3 - OBJETIVO GERAL  (ESCOPO)

Expressa a “extensão” ou “amplitude” do plano (em termos do que se pretende realizar e alcançar), estabelece o seu “raio de ação” ou “cobertura”, definindo, portanto, seus “limites”. O “escopo” é, em síntese, a alma do plano, porque expressa sua essência e identidade.

            Levar o educando a criar perspectivas para o futuro dando sentido a vida, independente do contexto em que está inserido.

 

 

 

4 -  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivos específicos expressam o para quê? será aplicado o Plano

 

* Melhorar a relação entre os educandos;

* Conscientizar-se a respeito do que é ser cidadão- direitos e deveres de cada um;

* Tornar a escola um ambiente agradável de aprendizagem e que a leitura seja uma das ferramentas fundamentais para que o ajude na construção do ser.

 

 

 

5 – METAS – RESULTADOS ESPERADOS

As metas são resultados a serem alcançados, em um tempo determinado, pelo Plano de Ação. Envolvem quantidade e prazo Ex: Reduzir em 90% o número de agressões praticadas na escola, no primeiro semestre letivo de 2012.

            Reduzir as agressões praticadas entre os  alunos na escola no segundo semestre de 2012, bem como a indisciplinas escolar.

 

 

6 -  CRONOGRAMA DE AÇÃO

O Cronograma de Ação é a “linha de tempo do Projeto”. Deve conter todo o detalhamento de início e fim das atividades e tarefas, atribuição de responsáveis, período de execução, etc.

AÇÃO:  REPASSE DAS INFORMAÇÕES SOBRE O REFERIDO PROJETO;               ATIVIDADES:  FORMAÇÃO DA EQUIPE DE APLICAÇÃO DO PROJETO TOSCO;  RESPONSÁVEIS: COORDENADOR E PROFESSORES;                                                PERÍODO DE EXECUÇÃO: 19/09/2012 ;                                                                          RECURSOS; ORALIDADE E TODO O MATERIAL DE DIVULGÇÃOD O PROJETO.

RESPONSÁVEIS: COORDENADOR E PROFESSORES;                                                PERÍODO DE EXECUÇÃO: 19/09/20                                                                          7 -  PROCEDIMENTOS DE A COMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

Este componente do Plano apresenta os procedimentos necessários para acompanhamento e avaliação sistemática do projeto e dos resultados alcançados. Permite também avaliar em que medida os resultados esperados estão sendo alcançados e devem responder as seguintes questões:

• De que maneira será verificado se o Plano está sendo executado conforme planejado?

• Quais observações serão feitas para avaliar seus resultados?

• Como serão obtidos os dados sobre o andamento e os resultados do Plano? Quais indicadores de resultados serão usados?

• Que medidas preventivas serão adotadas para assegurar o sucesso do projeto? Deve existir uma relação estreita entre os Procedimentos de ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO e o ESCOPO DO PLANO, uma vez que o escopo, ao estabelecer os objetivos e resultados esperados com a realização do projeto, serve de base para definir os indicadores de resultados, os instrumentos de coleta de dados e outros procedimentos de avaliação.

 

7.1 PLANILHA DE PROCEDIMENTOS DE MONITORAMENTO

Ações de Monitoramento:

  • Entrega dos livros  - 20/09/2012 – com coordenadores e professores e um excelente resultado;
  • Leitura; 20 a 30 de setembro - com coordenadores e professores e um excelente resultado;
  • Vídeos relacionados ao tema – 01 e 02 de outubro - com coordenadores e professores e um excelente resultado;
  • Realização do projeto – 20/09 a 23/11 - com coordenadores e professores e um excelente resultado;

 

 

 

 

7.2 PLANILHA DE PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E EFETIVIDADE

Para uma satisfatória avaliação do Projeto é importante definir os Indicadores que serão utilizados. O indicador é uma variável numérica , que é capaz de sintetizar e/ou representar o que se pretende avaliar.

É recomendável a escolha de 3 a 5 indicadores que, pela sua importância, capacidade de síntese da situação e facilidade de obtenção, favoreçam a realização e o sucesso da avaliação.

Indicador Forma de Obtenção/

  • Estaremos observando a relação dos alunos antes  depois do projeto nos registros de ocorrências na escola sob a responsabilidade da coordenação e professores;
  • Pesquisar o gosto pela leitura antes e depois do projeto através de pesquisas com alunos no dia a dia escolar.
  • Observar o uso e o culto, por parte dos alunos envolvidos com o projeto, em relação as drogas lícitas.

 

8. ANEXOS

Material informativo que enriquece e complementa o Plano de Ação e auxilia na comprovação de sua execução. Entre os anexos estão, por exemplo, as fotos, vídeos, produções artísticas, textos, dentre outros.

 As produções estão sendo iniciadas agora   e ainda temos poucos registros.

 

Cidade chapecó, 20/ 09/2012

 

Sirlei Chagas Coordenador (a) Geral do Projeto

Datar e assinar

RECURSOS; ORALIDADE E TODO O MATERIAL DE DIVULGÇÃOD O PROJETO.

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