07/11/2012

PROJETO MEIO AMBIENTE


                                           

 EEB PROFª GENI COMEL

 R: Juscelino Kubitschek de  Oliveira 727 E,

Bairro: Bela Vista    CHAPECÓ  -   SC

CEP 89804-210

e-mail: genicomel@sed.sc.gov.brFone:(49)3324-0776

 





               PROJETO  DO MEIO AMBIENTE
 
 
Séries: 3º ano, 4º ano e 5º ano.

Professores:

·         Cleunice Machado da Silva

·         Dirce Maldaner

·         Katchucia Soares Napp Carvalho

·         Maria de Lourdes  Kirschner

·         Sinara Cavalheiro de Carvalho

Coordenadora:       Marli T. A. Pasini

                                            

Chapecó, outubro  de 2012

OBJETIVO GERAL

                         O principal objetivo deste projeto é conscientizar os alunos sobre a importância das atitudes do homem para o futuro do planeta bem como, estimular a mudança prática e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais, favorecendo a reflexão da nossa responsabilidade sobre o planeta como um todo, auxiliando assim a sociedade a ter um ambiente sustentável, garantindo a vida saudável em nosso ecossistema.

 

Sobre o tema....

 

Cuidados com o meio ambiente

 

            Todos os dias percebemos que as questões ambientais estão cada vez mais presentes na sociedade, com as notícias de tantas catástrofes ambientais que vem ocorrendo em todos os lugares do mundo. Nossa sociedade é responsável por esses acontecimentos, uma vez que vivemos sob a perspectiva de estímulo ao acúmulo de lixo. É necessário que a escola faça a ligação entre os conteúdos programados e o meio ambiente, pois está a todo o momento no cotidiano do aluno.

            No site http://vivoverde.com.br/o-que-meio-ambiente/ encontramos definições importantes para o meio ambiente. Quando perguntamos ou somos surpreendidos com a pergunta o que é meio ambiente, o que nos vem a mente é tudo o que nos rodeia, os seres vivos, as plantas, etc. Porém através de leituras compreendemos que vai muito além disso.

            De acordo com o site,

A literatura técnica e a própria legislação brasileira através de suas leis e resoluções de órgãos como o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) tem definições mais amplas para este conceito. Meio ambiente é o conjunto de relações entre os meios físico, biológico e antrópico. Podemos dizer que meio ambiente é como a confiança ou o casamento. A confiança é uma relação de integridade entre 2 pessoas. E o casamento também. É intangível, não dá pra gente tocar e pegar.

 

                        Assim, entendemos que meio ambiente não é apenas o que podemos tocar. Meio ambiente são todas as relações, ou seja, as consequências de todas as relações entre os meios que são produzidas pelo homem e que podem impactar sua própria espécie. Para dar sentido ao conceito de meio ambiente é necessário sempre incluir o homem como centro do processo de motivação, pois se o homem não existisse não teria sentido preservar o meio ambiente.

              Os cuidados com o meio ambiente devem estar presentes em todas as nossas ações: lavar as mãos, tomar banho, tomar água, lavar louça, roupa, não desmatar, não fazer queimadas, consumir conscientes e várias outras ações.

                       Não é difícil perceber isso, basta observar as ruas da nossa cidade, os rios, terrenos baldios, enfim lugares inapropriados para o acúmulo do lixo. Podemos denominar nossa sociedade como produtora de seu próprio fim, pois essa situação se agrava cada vez mais e as muitas “iniciativas” vazias de ações permanecem sem resultado algum. Podemos constatar isso ao observar as embalagens de produtos, cada vez mais lindas, mas que na maioria não são recicláveis, ou seja, ajudando para que esse desequilíbrio aumente cada vez mais.

                         Sabemos que hoje o meio ambiente é um assunto muito debatido em todos os meios de comunicação da sociedade, sendo assim, é de suma importância que no espaço escolar isso também ocorra. O processo educativo para a conscientização inicia em trabalhar a educação da inteligência, da consciência e do amor a si e ao próximo.

           Para dar mais subsídios a nossa pesquisa buscamos ainda em Quadros (2007), um pouco do histórico dessa luta em favor dos cuidados com o meio ambiente. Iniciou-se essa problemática no final dos anos 60, onde começaram a surgir as primeiras discussões sobre o futuro da humanidade. Porém, esse debate começa a ter uma importância maior nos anos 70, quando surgem as primeiras manifestações de entidades civis organizadas e ONGs ecologistas. Essa preocupação iniciou com o grande avanço tecnológico quando o homem começou a passar dos limites do uso de recursos naturais.

            Para conseguir iniciar a tão falada mudança no comportamento dos alunos com relação ao meio ambiente é necessário ter vontade e iniciativa partindo do individual. De acordo com Quadros (apud REIGOTA, 2003, p. 10):

Reconhecer-se a si mesmo, como sujeito da história pode ser mais complicado e penoso do que tentar reconhecer o outro sob o mesmo aspecto. Reconhecer o outro não significa necessariamente apreciá-lo, mas respeitar sua história e individualidade.

               

                        Podemos tomar essa ideia de Quadros muito presente na escola, pois é a partir do conhecimento de si que teremos a oportunidade de ouvir e conhecer o outro aceitando suas ideias. A autora quando afirma que “a dualidade entre diferentes e opostos vai muito além do simples direito de exposição de ideias, opiniões, representações e conhecimento. Passa pela existência de cada um, lançada no espaço social da história”. Com isso percebemos o quanto é necessário conhecer a realidade de cada aluno, para contribuir para sua formação, pois não adiantará o docente fazer um planejamento maravilhoso sobre o tema meio ambiente, se este não tiver nenhuma afinidade com a realidade da turma e não partir daquilo que os alunos já conhecem.

                      Durante a realização do projeto pretendemos auxiliar nesse processo, mostrando aos alunos esses valores, lembrando sempre que não é possível esperar que a situação ambiental piore, é necessário agir e entender a necessidade de proteger o que está indefeso. Acima de tudo o espaço escolar deve levar o aluno para a vivência com responsabilidade e ética, a partir disso eles começaram a ser capazes de transformar.


JUSTIFICATIVA

 

            Partindo do pressuposto que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, primeiramente necessitamos mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa ocorrer.

            O nosso projeto sobre o Meio Ambiente, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que o cuidemos, não poluindo e criando formas de  efetivar ações e atitudes, de respeito e preservação do meio ambiente.

             Devemos desenvolver nos alunos a certeza de que todos fazem parte do planeta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado. Devemos chamar à atenção dos alunos a questão do consumo e da produção exagerada de materiais e resíduos que geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.

           Quando uma criança aprende e entende sobre a importância de preservar e cuidar do meio, em que vive, ela com certeza será um cidadão responsável e comprometido com a sociedade da qual faz parte, sendo capaz de estabelecer relações, interagindo e transformando o ambiente no qual está inserido.

           O mesmo faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos  atos, que darão início a grandes transformações, que devem ser assumidas por todos neste século XXI.